Índice
- O que é a miopia?
- Prevalência da miopia
- Impacto
- O que é o controlo da miopia?
O que é a miopia?
A miopia é um erro refrativo muito comum, caracterizando-se pela dificuldade de ver mal ao longe. Acredita-se que a causa subjacente seja uma combinação de fatores genéticos e/ou ambientais. Os fatores de risco incluem trabalho que envolva objetos próximos, maior permanência em recintos fechados e antecedentes familiares.

Prevalência da miopia
Estima-se que afete cerca de 1,5 mil milhões de pessoas, ou 22% da população mundial. A prevalência varia significativamente entre as diversas regiões do mundo. Entre adultos, varia entre 15 e 49%. A miopia que não é corrigida é uma das principais causas de perda de visão em todo o mundo.
Impacto
A disseminação da miopia tem custos individuais e sociais significativos. Em comparação com os pacientes com emetropia, os pacientes que tenham apenas 1 dioptria de miopia têm um risco aumentado de glaucoma, catarata subcapsular posterior, descolamento da retina e degeneração macular durante toda a vida. Os pacientes cuja miopia progrida acima das 5–6 dioptrias têm 40 vezes mais probabilidade do aparecimento de lesões maculares.

A miopia pode ser facilmente corrigida através de lentes de contacto hidrófilas (moles), sendo nas altas miopias a melhor solução, uma vez que permitem ter um campo visual mais alargado.
O que é o controlo da miopia?
O Controlo da Miopia pode ser feito através de lentes de contacto hidrófilas (moles), com um desenho especial. Este tipo de lentes reduz significativamente a progressão da miopia. Podem ser adaptadas em jovens adolescentes, prevenindo que estes atinjam valores de altas miopias, com as consequências que isso pode acarretar. A utilização deste tipo de lentes, não tem qualquer risco de complicações aumentado em relação às lentes de contacto hidrófilas (moles) simples.

