A duração deste tipo de lentes, depende dos modelos e do fabricante. Essa informação deve ser transmitida pelo seu profissional de saúde. O uso correto dos produtos de manutenção e desinfeção aconselhados estão intimamente relacionados com a durabilidade e conforto das lentes. Os sistemas de manutenção inadequados provocam uma diminuição considerável do tempo de "vida" das lentes.
É fundamental fazer uma Consulta de Contactologia para adaptar lentes, uma vez que as maiores causas de intolerância estão relacionadas com fatores tais como: a escolha do material da lente, os tipos de produtos de limpeza, o tempo de substituição, entre outras situações.
As lentes de contacto especiais, com o seu desenvolvimento, ganharam níveis de segurança elevados para serem adaptadas em olhos com transplantes de córnea, queratocones com anéis implantados, ectasias pós-LASIK, traumas oculares, entre outros.
Existem patologias, tais como queratocone/ceratocone, transplantes de córnea, ectasias pós-LASIK, traumas oculares, que resultam em irregularidades corneanas impossíveis de corrigir com óculos. Estas situações são resolvidas com lentes de contacto especiais proporcionando ganhos visuais bastante significativos.